quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Livros sobre Nação de Cabinda

Tendo em vista que Nossa Matriz Africana,em especial Nossa Nação de Cabinda é muito pobre em literatura específica,venho indicar um livro que certamente trará informações e conteúdos importantes para vc...
São livros do Babalorixá João de Oxalá,Mestre no dialéto Iorubá,com mais de 50 anos de religião,feito e prontificado pelo grande Babalorixá Henrique de Oxum,que lhe deu o título de Rei da Nação de Cabinda.
Dentre os títulos temos
:

*
O Batuque no RS seus mistérios e fundamentos

(Livro bastante completo, entrando inclusive na parte deEgungum Aye Majubalé ( ARISSUM ),comentado distintamente todos os Orixás e suas classes. Lendas, As guias correspondentes, As oferendas de Frente ex; Bará A gelú, Lanâ, Adague, Lodè e Leba e assim seguem em todos os Orixás cultuados na Nação Cabinda;Adjuntos de acordo com a classe de Orixás, tipos de vasilhas usadas no assentamento, tipos de pombos, tipos de aves, tipos de peixes, tipo de ervas especifica de cada um inclusive dependendo do ajuntó, tipos de legumes e hortaliças,tipos de frutos, tipos de árvores, tipos de metais, Orixá de mel.Orixás de azeite de dendê, sobrenomes dos Orixás de acordo com sua classe, Rezas ( cânticos ou Orins antigos como queiram chamar de acordo com a especie de cada Orixá, Rezas que pode ser colocadas no Eledá, Rezas que não podem e o pq;capitulo XIV em diante Divindades Complementares ex; Logunedé. EWÁ, OXUMARÉ, YFÁ, Nanâ e alguns mais,Purifiaçôes Espirituais em geral...,Mieró, a força das ervas, e as especificas de cada Orixá,CAPITULO 02 trata da responsabilidade dos neo- iniciados a escolha do padrinho ou madrinha, e a escolha do Babalorixá ou Yalorixá,ocutás, e preparação dos mesmos,toques de TAMBOR ( ILÚS ) AOS ORIXÁS INQUICÊS E VODUNS,sincretismo religioso,inhalas que podem ser misturadas ou não,falando inclusive de 4 pés.Axé de obé(faca),axés que se canta,Axés de búzios,axé que se canta.Espíritos de mortos,luto pós a morte,enterro,tirar forças dos eguns ou gurufins,balé,ritual de balé,café da manhã,desligamento,etc

Informações sobre o autor e livro:

Livro foi lançado no MEMORIAL MAICON X em Nova York represado pela UFPEL, Universidade Federal de Pelotas.

*Pai João de Oxalá licionou na E T F P E L, Escola Técnica Federal de Pelotas, no ensino técnico;

*foi tbm maestro da Banda nesta instituiçâo de ensino, assim como na UFPEL ( Universidade Federal de Pelotas ) onde tbm foi Maestro da Banda de CAVG ( CONJUNTO AGROTÉCNICO VISCONDE DA GRAÇA).

* CONDECORADO BALUARTE DA RELIGIÃO AFRO PELO GOVERNO MUNICIPAL DE PELOTAS,

*REPRESENTANTE DOS DIREITOS ESPIRITUAIS DA ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DE UMBANDA DE PELOTAS NO ESTADO E NO EXTERIOR,

* Membro da COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DAS FESTIVIDADES DOS 300 ANOS DA MORTE DE ZUMBI DOS PALMARES,

* MEMBRO DA ORGANIZAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DA COMUNIDADE NEGRA,

*HERDEIRO ESPIRITUAL DE TODOS OS MISTÉRIOS E FUNDAMENTOS DA NAÇÃO CABINDA, DEIXADOS PELO SEU BABALORIXÁ HENRIQUE DE OXUM BOMY.

*EX- DELEGADO REGIONAL DA AFROBRAS ( PORTO ALEGRE ) DE 15/03/1982 A 15//03/93,

*ESCRITOR, PESQUISADOR E HISTORIADOR DOS CULTOS AFROS ( TENDO LANÇADO 02 EDIÇõES DO SEU LIVRO " O BATUQUE NO RIO GRANDE DO SUL SEUS MISTÉRIOS E FUNDAMENTOS " E 2 EDIÇÕES DO LIVRO "" DIVINDADES AFRICANAS,

* RECEBEU NA SOCIEDADE FLORESTA AURORA EM PORTO ALEGRE HOMENAGEM EM NOME DE SEUS ANCESTRAIS BABALORIXÁ WALDEMAR ANTONIO DOS SANTOS (PAI WALDEMAR DE XANGÒ KAMUKÁ), PIONEIRO DA NAÇÃO CABINDA NO BRASIL, DE SUA AVÓ- MÃE PALMIRA TORRES DOS SANTOS (MÃE PALMIRA DE OXUM OLOBOMY) E DE SEU BABALORIXÁ HENRIQUE CASEMIRO ROCHA FRAGA (PAI HENRIQUE DE OXUM BOMY), NUMA INICIATIVA DO OSECAE ( ORGÃO SUPERIOR ESTADUAL DOS CULTOS AFRO-BRASILEIROS E EXUBANDEIROS ) DE PORTO ALEGRE.

* PRESIDENTE DO CNAB ( CONGRESSO NACIONAL AFRO BRASILEIRO ), SECÇÀO PELOTAS,

*PRESIDENTE DO INABRA ( INSTITUTO NACIONAL AFRO BRSILEIRO- BRASILIS) *CARGO DE CONFIANÇA DO PRESIDENTE REGIONAL SR AILTON LARA E DO PRESIDENTE NACIONAL PROF EDUARDO OLIVEIRA DE OLIVEIRA QUE ESCREVEU O LIVRO QUEM É QUEM NA NEGRITUDE BRASILEIRA).

*RECEBEU DO GOVERNO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL O TITULO DE DESTAQUE DO ANO 1997 A 2002,

*PALESTRANTE SOBRE OS CULTOS AFRO- BRASILEIROS ( assembléia legislativa auditório DANTE BARONE).

#A próxima postagem será para falar do livro Divindades africanas, livro lançado pelo mesmo autor!!!!!!!!

Interessados pelos livros O Batuque no RS,seus mistérios e fundamentos e pelo livro Divindades Africanas ;favor entrar em contato com o e-mail: phenix1500@hotmail.com ,com o Babalorixá João de Oxalá.

15 comentários:

  1. Interessante a obra, o problema é que o autor não da retorno de email envado sobre como adquirir o livro. Por gentileza Lu D'Sapatá, existe outro meio de contatar com o autor?

    att

    Elias
    elias.de.oxala@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. quero saber como comprar o livro sobre a nação cabinda.
    juliokoboldt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. * * AMIGA, MEU NOVO EMAIL É = pay.joao.deoxala@hotmail.com

    * Obrigado pela atençâo.
    * Abraço para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Pay João:

      Como faço para adquirir o livro?

      fernandess95@yahoo.com.br


      Excluir
  4. Como faço pra adquirir o livro? Digo05@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Sou filho do autor, para adquirir o livro pode entrar em contato pelo numero 05384282642, ou pelo facebook do autor joao cabral de oxalá.

    ResponderExcluir
  6. Não consigo resposta pelo facebook, nem pelo celular. Podes fornecer outro meio de adquirir o livro?
    islf13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. gostaria de adquirir os livros como faço
    luciajaques2014@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Alguem ja conseguiu adquirir o livro?

    ResponderExcluir
  9. Eu também gostaria de adquirir o livro, meu e-mail: levi_bittencourt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esses livros são repetitivos: é mais do mesmo.

    ResponderExcluir